Todos os recursos de marketing digital disponíveis são para o meu negócio?

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É muito comum para agências de marketing digital terem clientes que olham para um case de sucesso de algum outro negócio e pedirem para a agência fazer o mesmo para ele.

São muitos os recursos, oportunidades e canais para se divulgar um produto ou serviço na web, mas o que iremos responder no post de hoje é, será que todos os recursos de marketing digital disponíveis e possibilidades são para todos os negócios? 

A resposta para essa pergunta é NÃO e vamos justificar nossa resposta por meio de 2 pontos que são: modelo do negócio e persona.

Modelo de Negócio

Os principais modelos de negócio são: B2B e B2C tanto de produtos quanto de serviços

Tendo esses 2 principais modelos como parâmetro, vamos dar exemplo do Perfil da Minha Empresa, antigo Google Meu Negócio. Ele é uma plataforma recente do Google que tem como principal objetivo contribuir para quem trabalha com serviços e produtos direto com o consumidor.

É interessante uma B2B estar ali? Sim, tem pontos positivos, mas não no mesmo peso, relevância e importância do que um negócio ou empresa B2C, uma vez que esse canal é fundamental para ser mais encontrada, conhecida e para que mais pessoas possam usufruir das informações com a finalidade de tomarem alguma decisão de compra e/ou contato. 

Outro exemplo é o Linkedin. Ele pode sim ser utilizado para pequenos negócios B2C, mas é muito mais relevante e impactante para negócios e empresas B2B.

A priori, uma estratégia mais aprofundada de anúncio pago, envio de contato inbox ou posts personalizados nesta rede social fazem muito mais sentido para a estratégia da empresa B2B do que para a empresa B2C, e assim por diante para cada situação.

Pode ser que algumas ações sejam interessantes para ambos os negócios, como é o caso de um site, mas como cada um tem um foco talvez as funções, a estrutura e outros pontos sejam diferentes. Tudo isso porque cada modelo é único.

Personas

Após vermos a questão da diferença entre modelos de empreendimento e empresa, o que faz cada um ser ainda mais único e precisar de uma estratégia única de marketing digital é a(s) persona(s).

Mas, afinal, o que é persona?

Persona é um perfil fictício de um comprador ou consumidor ideal de determinado produto ou serviço de um negócio.

Um exemplo seria: Ângela, 40 anos, classe média alta com renda mensal de R$6.000,00, mora na Zona Oeste, Jd Esplanada em São José dos Campos. Ela ama passear com seu cachorro na praça, aproveitar a natureza e ir com a família para o cinema. Também gosta muito de pedir pizza uma vez por semana e atualizar suas redes sociais com acontecimentos do seu dia a dia. 

Trazendo novamente para o contexto dos negócios, por conta do produto e serviço, cada negócio terá suas personas específicas, cada uma com seu jeito de ser, gostos e costumes, principalmente, comportamento na web.

Esse é o principal argumento que utilizamos para dizer que é necessário uma personalização na estratégia de marketing digital para cada negócio. O que é bom para um, não necessariamente será bom na mesma proporção para outro. 

Às vezes o canal e a estrutura macro, por exemplo, numa campanha de Inbound Marketing através de landing page, email marketing vai se repetir, mas as chamadas, o tipo de material rico, a forma de divulgação seja diferente de um para com o outro.

Escolha uma agência especializada em estratégia de marketing digital

Por isso, é fundamental que ao escolher uma agência de marketing digital para fazer a comunicação do seu negócio, você avalie bem como ela desenvolve a estratégia para o seu negócio. Verifique se ela não faz o mesmo processo para todos e trata todos de forma igual.

Aqui, na RM07 MKT Digital, analisamos o modelo de negócio, personas e objetivos do clientes para traçarmos nossa estratégia de marketing para que o cliente fique satisfeito com os resultados entregados. 

Quer nos conhecer mais? Faça contato conosco.

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