O que é TELEMEDICINA e sua regulamentação no Brasil

Categorias Artigos

 

O termo telemedicina origina-se da palavra grega ‘tele’, que significa distância. Também forma as palavras telefone, televisão, entre outras. Portanto, a telemedicina envolve práticas médicas realizadas à distância, independente do instrumento utilizado.

Origem da telemedicina

Teve início na década de 1950 e desde então mudou e avançou muito. As relações foram ampliadas com a invenção do telefone fixo, depois com celulares e se tornou ainda mais rápida com o uso da internet. A telemedicina teve origem em Israel e é bastante aplicada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa.

A telemedicina no Brasil e a pandemia do novo Coronavírus (Covd-19)

No Brasil, a telemedicina tem sua regulamentação ainda com limitações.
Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) a telemedicina foi regulamentada em caráter emergencial.

Em 19 de março de 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou, em caráter excepcional e enquanto durar a pandemia de Covid-19.

No ofício encaminhado ao Ministério da Saúde, o conselho reconhece a possibilidade de uso de orientações e monitoramento de pacientes à distância, assim como a teleinterconsulta, ou seja, troca de informações entre médicos.

Mas a teleconsulta, ou seja, possibilidade de uma pessoa ser atendida por um médico à distância, não foi contemplada nesta medida. As teleconsultas já são praticadas em países como China e Estados Unidos.

Na prática, o paciente compra uma consulta via aplicativo e fala com o médico em tempo real por vídeo. Além disso, é possível aferir pressão arterial, fazer eletrocardiograma e até examinar a garganta à distância, utilizado dispositivos médicos. Com isso, o médico consegue obter o diagnóstico e prescrever uma medicação, que pode ser enviada diretamente à farmácia ou entregue em casa.

A telemedicina permite que o paciente seja acompanhado à distância, por meio do celular, por exemplo. Quando são necessárias imagens do paciente, é possível usar videoconferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *