Aplicativos para pedidos delivery de restaurante personalizados: Moda ou Vale a pena?

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Com o início da pandemia e sucessivamente a quarentena, naturalmente os pedidos delivery tiverem um aumento repentino. O uso de aplicativos android e ios tradicionais como Rappi, ifood e uber eats também aumentou.

 

No início isso foi bom pois a demanda de pedidos aumentou, porém com o passar dos dias muitos informais acabaram entrando nos aplicativos delivery tradicionais também.

 

Para se ter uma ideia nesse exato momento só aqui na cidade de São José dos Campos temos mais de 2.000 restaurantes abertos no aplicativo de delivery mais popular nesse momento. Com o aumento da demanda, os aplicativos de delivery aumentaram suas taxas e mensalidade, o que acarretou um custo ainda maior para quem tem margens apertadas.

 

O resultado disso foi uma concorrência ainda maior, e em alguns casos, podemos chamar de desleal, hoje existem muitos restaurantes fantasmas, aqueles chamados popularmente de fundo de quintal, que não arcam com custos comuns no setor como: aluguel, fornecedores e funcionários reduziram seus valores drasticamente dentro dos aplicativos de delivery o que acarretou em uma distribuição dos clientes.

 

Essa pulverização dos pedidos acabou pesando nos restaurantes estruturados e tradicionais que tiverem seus pedidos reduzidos em até 40% por conta do alto número de restaurantes nessas plataformas de delivery.

ninguém quer construir sua casa em um terreno alugado

Outro fato que sempre comento com nossos clientes é que: ninguém quer construir sua casa em um terreno alugado, ou seja, quando se usa um aplicativo android e/ou ios terceirizado você não está construindo sua marca mas sim de outra pessoa. Os pedidos chegam para o restaurante, porém os aplicativos é que possuem todos os dados daquele cliente, criando uma enorme dificuldade para os restaurantes conseguirem realizar a fidelização dos clientes.

 

Por conta disso, muitos restaurantes têm nos procurado para realizar o desenvolvimento de um aplicativo personalizado de delivery próprio com sua própria marca e controle total das informações.

 

Como parte da estratégia também planejamos todo o marketing de lançamento trazendo os clientes dos aplicativos tradicionais como UBER EATS, IFOOD e RAPPI. Também realizamos a captação online e estruturação de campanhas focadas para que os restaurantes consigam aumentar o número de pedidos.

benefícios ao restaurante como isenção de taxas, fidelização de clientes

Um Aplicativo de Delivery próprio e personalizado traz vários benefícios ao restaurante como isenção de taxas, fidelização de clientes, possibilidade de envio direto de notificação, ou seja, o restaurante tem o controle total de sua base de clientes.

 

Além disso também temos a possibilidade de integrar em outros sistemas da empresa, evitando duplicação de comandas e pedidos perdidos o que comumente acontece quando utiliza-se de sistemas de terceiros.

 

O valor do investimento para a criação de um APP para delivery de restaurantes vai depender de muitos fatores como suas funcionalidades, características e plataformas envolvidas.

a isenção de taxas vai resultar em uma economia enorme a longo prazo

Em um primeiro momento pode parecer um pouco alto realizar o investimento em uma solução como essa, mas ao analisar mais profundamente o cenário, os gestores percebem que a isenção de taxas vai resultar em uma economia enorme a longo prazo.

 

Para vocês terem uma ideia, em média, nossos clientes têm o retorno do investimento em até 6 meses. Além disso, eles contarão com uma ferramenta totalmente personalizada e flexível permitindo a incrementação gradual do sistema ao passar dos anos.

 

Os restaurantes que já implementaram aprovaram e hoje tem a liberdade de fazer seu próprio marketing onde contam com uma base de clientes própria, o que acarreta na redução de custos e aumento na sua margem de lucro.

 

Se você é dono de um restaurante e está cansado das taxas abusivas dos aplicativo para delivery de restaurantes vamos bater um papo, tenho certeza que um de nossos especialistas poderão contribuir com o crescimento de seu negócio.

 

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Rodrigo Machado

Empreendedor e CEO na RM07 Digital

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